Três softwares que vão ajudar a gestão dos projetos sociais de sua instituição
Gerenciar uma ONG e tocar um projeto social vai muito além de uma bela proposta e da intenção de trazer melhorias para o mundo. Criar um projeto é apenas um degrau de uma jornada que pode ser muito intensa e desafiadora, e para conseguir ter sucesso nessa empreitada, é muito importante contar com a ajuda da tecnologia. Na rotina de gestão de um projeto social, existem alguns softwares que podem ser essenciais para manter a organização: Word, Excel e Programa Social.
Embora pareçam recursos simples, esses softwares se mostraram valiosos aliados dos gestores, trazendo mais facilidade na rotina e ajudando a manter tudo em ordem. Veja a seguir o papel de cada um desses programas na rotina do gestor de uma ONG:
Microsoft Word
Esse programa não está diretamente relacionado com a gestão dos projetos, mas é extremamente importante para qualquer empresa, entidade ou organização. Através dele é possível elaborar documentos, formulários e informativos que são essenciais em um projeto social. Ele faz parte do Pacote Office e é de fácil manuseio, podendo ser utilizado por pessoas de todos os perfis.
Microsoft Excel
As planilhas sempre fizeram parte da rotina dos gestores, principalmente por conta das inúmeras possibilidades que esse recurso pode proporcionar. O Microsoft Excel já representa um dos requisitos básicos mais exigidos no mercado de trabalho, e isso não é por acaso. Através dele o gesto pode analisar processos, organizar dados, atribuir tarefas e até mesmo automatizar diversos processos.
Essas planilhas podem ser visualizadas e editadas por diversos funcionários, ajudando na integração das informações e trazendo mais praticidade para a rotina. Contudo, embora esse software apresente inúmeras vantagens, a melhor estratégia é aliar esse recurso com uma ferramenta de gestão mais específica para ONGs.
Programa Social
Pensado e desenvolvido para atender às demandas de ONGs e Organizações Sociais, o Programa Social busca trazer mais praticidade e facilidade para as atividades realizadas dentro desse tipo de iniciativa. Esse software foi criado pela Wetok Software, uma empresa de tecnologia robusta, que atua no mercado de soluções para o terceiro setor, saúde e educação.
Para garantir que a rotina desse tipo de organização seja mais simples, o Programa Social conta com recursos focados em atender as demandas de programas sociais de educação, como Qualificação Profissional; educação Infantil e Assistência Social de famílias, crianças e adolescentes.
Como os softwares de gestão disponíveis no mercado não conseguem atender às reais necessidades de uma Organização Não Governamental, o Programa Social traz recursos específicos para esse tipo de projeto. Além disso, ele também permite o cadastro de informações dos indivíduos beneficiados, controle de documentos, e muito mais. Uma das maiores vantagens desse software é garantir que a prestação de contas da ONG seja realiza sem erros e com mais facilidade.
O principal propósito do Programa Social é agregar mais agilidade para a gestão de uma entidade sem fins lucrativos através da automatização. Com um papel tão essencial na sociedade, é muito importante que as ONGs consigam se manter em funcionamento para garantir que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas com as suas ações.