A importância dos dados para o Programa Social: entenda como o software protege sua ONG e suas informações
A importância dos dados para o Programa Social: entenda como o software protege sua ONG e suas informações
Para que consiga colocar todas as suas propostas em prática, uma ONG (Organização Não Governamental) precisa coletar diversas informações do público que será beneficiário. Contudo, principalmente depois da Lei Geral de Proteção de Dados, a segurança dessas informações é um assunto muito importante, e deve ser encarado com bastante seriedade.
Sem as informações cadastrais dos indivíduos que fazem parte do projeto, é impossível manter a continuidade das ações e fornecer dados substanciais sobre os resultados e alcance desse projeto social. Além disso, todos os documentos referentes às atividades da ONG que são utilizados para a prestação de contas devem ser armazenados com segurança, garantindo que todos os interessados, desde doadores até os órgãos governamentais, sejam informados sobre o andamento do projeto.
Mas como garantir que tudo esteja seguro? Antes do avanço da tecnologia, a maior parte dos documentos relevantes para as ONGs eram armazenadas de forma mais manual, como em arquivos de papel, computadores e pendrives. Contudo, com o surgimento de novas ferramentas, agora é possível armazenar essas informações de uma maneira mais centralizada, e o mais importante: com mais segurança.
Nesse sentido, os softwares de gestão vêm ajudando cada vez mais organizações a garantir a proteção dos seus dados e gerenciar os projetos de forma centralizada. Porém, os programas voltados para empresas e indústrias podem não entregar todas as soluções que uma ONG necessita.
Nesse caso, é preciso contar com uma ferramenta mais específica, voltada para a gestão de projetos sociais, como o Programa Social. Através dele, é possível não só garantir a segurança e confidencialidade das informações armazenadas, como também contar com recursos exclusivos que ajudam na rotina e na gestão do projeto.
A importância do software na segurança dos dados
Como vimos, uma ONG não consegue conduzir o seu projeto social sem que os dados dos beneficiários sejam armazenados. Somente através deles é possível continuar implementando ações e dimensionar o alcance desse projeto. Nesse sentido, para manter uma gestão segura e centralizada, a utilização de um software é indispensável.
Armazenar esses dados em diversos computadores e dispositivos pode aumentar a chance de vazamento e perda, o que pode prejudicar o andamento e a continuidade das ações implementadas pelo seu projeto social. Além de facilitar a perda e o roubo dessas informações, esse tipo de gestão também prejudica a comunicação entre todos os colaboradores. Para evitar esse tipo de problema, é essencial contar com um sistema confiável e robusto, que além de proteger os dados, também facilite e otimize a rotina da gestão da ONG.
As inúmeras atividades administrativas necessárias para conduzir o trabalho de um ONG, acabam tomando muito tempo e trabalho dos colaboradores (que na maioria dos casos são voluntários). Ao otimizar essas tarefas, é possível direcionar toda essa mão de obra e tempo de trabalho para o que realmente importa, que é conduzir o projeto social e alcançar um número cada vez maior de beneficiários.