Skip links

Como saber se sua ONG precisa de um sistema?

Possuir uma organização voltada pela luta por um ideal envolve muito trabalho e responsabilidade, e é um trabalho capaz de impactar a vida de diversas pessoas. Contudo, por mais nobre que seja a iniciativa, para que ela possa funcionar, é necessário realizar diversas tarefas de gestão, o que pode tomar muito tempo e esforços da equipe. Para otimizar essas obrigações, um sistema de gestão pode ser um valioso aliado.

Manter a organização das tarefas administrativas de uma ONG é essencial para garantir o sucesso desse sonho, e quanto melhores forem esses processos, mais tempo estará disponível para tarefas mais importantes. A otimização da gestão pode trazer mais assertividade e funcionalidade para uma iniciativa idealizada para um mundo melhor.

Para tal, é possível contar com um ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), que é um sistema de gestão capaz de integrar diversas funcionalidades para a administração de uma empresa ou organização. Existem diversas opções disponíveis no mercado, desde modelos mais fechados, com funcionalidades limitadas, até as versões mais modernas, que possuem alta capacidade de customização.

Funcionando como uma plataforma, o ONG consegue adaptar o sistema de acordo com as suas necessidades, incluindo e excluindo módulos, adicionando funções e agregando tecnologias complementares. Além disso, um sistema e gestão pode ser operado em nuvem, garantindo o acesso fácil em qualquer dispositivo. A maior parte dessa tecnologia funciona de forma autônoma, ou seja, todos os processos continuam funcionando sem a necessidade de intervenção.

Quando adotar um sistema de gestão?

Melhorar o processo de tomada de decisões

Para garantir que sejam feitas as melhores escolhas para a organização, é necessário contar com informações consistentes e confiáveis. O processo de tomada de decisões exige uma série de fatores que podem impactar diretamente nos resultados e nos objetivos almejados. Para trazer mais eficiente, é essencial contar com indicadores de desempenho e relatórios que forneçam dados completos sobre a situação da ONG.

 

Necessidade de maior eficiência

Existem muitas tarefas que acabam tomando muito tempo, e dependendo da organização, nem sempre é possível contar com o número de colaboradores adequado. A ineficiência operacional vai muito além do baixo aproveitamento de recursos: muitas vezes, com a ferramenta certa, tarefas que antes tomavam muito tempo podem ser totalmente automatizadas.

Além disso, um software de gestão pode trazer muito mais do que a otimização: com mais praticidade na rotina, os colaboradores também se sentirão mais motivados e a comunicação dentro da organização será muito mais eficiente.

 

Integração entre departamentos

Com o mundo cada vez mais conectado, quanto mais integrados estiverem os setores de uma empresa ou organização, mais eficiente será a atividade realizada. É muito importante desapegar do aspecto individualista dos setores e implementar uma mentalidade mais universal nesses ambientes.

Por esse motivo, um sistema de gestão pode trazer, além da comunicação eficiente entre as pessoas, também pode proporcionar uma troca de informações em tempo real que contribui para o alinhamento de objetivos dentro da organização. Quando mais unidos estiverem os departamentos, maior será o crescimento e o sucesso!

Leave a comment