Embora seja muito utilizado para se referir a organizações e entidades sem fins lucrativos do terceiro setor, o termo ONG- Organização Não Governamental não é estabelecido legalmente. Essa sigla vem sendo utilizada há mais de 70 anos, tendo sido introduzido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em uma publicação na década de 50.
Esse tipo de organização não está vinculado a nenhum órgão ou entidade governamental e não possuem nenhum objetivo monetário. Elas são criadas para suprir necessidades da sociedade, onde o Estado não consegue alcançar. Através de projetos sociais, elas conseguem administrar recursos (públicos ou privados) e dar um maior suporte para a sociedade, de acordo com o foco de interesse. Elas podem atuar em diversas áreas, como:
- Saúde;
- Educação;
- Assistência social;
- Esportes;
- Cultura;
- Meio ambiente;
- Direitos sociais;
- Habitação;
- Educação e pesquisa;
- Entre outros.
Uma vez determinado qual o problema social que será enfrentado, é elaborado um projeto a ser desenvolvido por uma dessas organizações.
Mas qual a diferença entre ONGs e OSCs?
Embora seja muito divulgado, o termo ONG não tem natureza jurídica, sendo utilizado para se referir organizações, fundações e associações sem fins lucrativos. Após o Marco Regulatório do Terceiro Setor, as ONGs passaram a ser denominadas como OSC – Organização da Sociedade Civil, que pode apresentar mudanças quanto à sua estrutura e forma que elas são administradas.
Gradativamente, essa nova sigla vem substituindo o termo ONG para se referir a esse tipo de trabalho, valorizando a importância da Sociedade Civil nesse tipo de projeto. O fator mais importante é que, denominada como ONG ou OSC, o principal objetivo da associação ou fundação é trazer melhorias para a sociedade e solucionar problemas que não estão sendo vistos pelos órgãos responsáveis.
A importância de um software de gestão
Como depende de recursos externos e não possuem fins lucrativos, a mão de obra disponível para conduzir o trabalho de uma ONG ou OSC é muito limitada, tornando necessário encontrar formas de otimizar a rotina. Muitas das tarefas administrativas realizadas diariamente pouco têm a ver com os objetivos sociais e filantrópicos estabelecidos no projeto, e acabam tomando um tempo essencial dos colaboradores.
Através de um software de gestão específico, é possível automatizar inúmeras atividades e garantir que sobre mais tempo para o que é realmente importante. Com recursos voltados para esse tipo de organização, os softwares conseguem otimizar diversas atividades e trazer mais agilidade e praticidade para a rotina.
Pensado e desenvolvido para atender às demandas de ONGs e Organizações Sociais, o Programa Social busca trazer mais praticidade e facilidade para as atividades realizadas dentro desse tipo de iniciativa. Esse software foi criado pela Wetok Software, uma empresa de tecnologia robusta, que atua no mercado de soluções para o terceiro setor, saúde e educação.
Como os softwares de gestão, embora muito úteis, não conseguem atender à projetos voltados para a causa social, foi necessário criar um programa que atenda às necessidades de forma mais específica. Além disso, ele possui uma interface simples e intuitiva, podendo ser utilizado por todos os perfis de usuários.